sexta-feira, 29 de junho de 2012

PISTA DE ATLETISMO EM BH-MG-UFMG


Pista de atletismo de alto rendimento é inaugurada em Belo Horizonte

Local faz parte do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG

Por Valeska Silva Belo Horizonte
1 comentário
Pista de atletismo da UFMG (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com) 
Pista de atletismo da UFMG, inaugurada nesta
quinta (Fotos: Valeska Silva / Globoesporte.com)
Foi inaugurada nesta quinta-feira a pista de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Financiada com recursos do Ministério do Esporte e do governo de Minas Gerais, a pista tem revestimento similar ao que será utilizado nos Jogos Olímpicos de Londres.
A superfície é sintética e conta com oito raias de competição, uma adicional para treinamento e uma pista inclinada para aperfeiçoamento dos atletas. O equipamento poderá ser utilizado em campeonatos mundiais de atletismo. A pista é a primeira etapa concluída do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, onde está sendo construído um parque aquático.
Alexandre Minardi, técnico de atletismo do Cruzeiro (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com) 
Alexandre Minardi, técnico de atletismo do Cruzeiro
O centro poderá ser utilizado por equipes, seleções, federações e entidades esportivas para o treinamento de atletas e formação de técnicos, além de receber importantes eventos.
Os primeiros treinamentos na nova pista devem acontecer somente em agosto. Ainda não há competição oficial marcada para o local. O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, destacou a importância da pista, que conta com uma raia adicional para treinamento e uma pista inclinada para aperfeiçoamento dos competidores.
- Será fundamental para nossos atletas se qualificarem bem e obterem bons resultados.
O técnico de atletismo do Cruzeiro, Alexandre Minardi, era um dos mais animados durante a inauguração. E já sonhava em ver os atletas por ele comandados treinando na pista.
- Belo Horizonte e Minas Gerais estão de parabéns. Não tenho palavras para descrever a emoção de ter um local como este para os atletas treinarem. A pista não perde nada para Pequim (local das últimas Olimpíadas) e Londres (onde serão realizados os próximos jogos olímpicos). Tenho certeza de que os atletas que saíram daqui para treinar em outros estados vão voltar para cá.
Edson Luciano, ex-atleta (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com) 
Edson Luciano, ex-medalhista olímpico
A pista também ganhou elogios de quem já competiu e ganhou medalhas no atletismo. O paranaense Edson Luciano, ex-atleta e medalhista olímpico em 1996 e 2000, gostou do que viu.
- Esse piso emborrachado é nível A, o melhor que tem. Espero que motive outros governantes a copiar o que Minas fez. E que motive ainda mais os atletas, que vão gostar muito de treinar num local como este.

FONTE: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7712612737529774270#editor/target=post;postID=944586915606021423

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Adriana Luz a revelação mineira

A atleta Adriana Cristina Silva da Luz está sendo considerada a grande revelação do atletismo mineiro. Com apenas 19 anos de idade a maranhense teve dois ótimos resultados no primeiro semestre de 2012, venceu a Golden Four ( etapa Belo Horizonte) e a Meia Maratona de Belo Horizonte, ambas, competições de 21,1km. 
Como o atletismo surgiu em sua vida e há quanto tempo você o pratica?
Comecei a participar de corridas de rua em 2007, mas não treinava, somente ia nas corridas. Na época tinha 14 anos e nem imaginava como o atletismo poderia ser a minha vida no futuro. Vim do Maranhão em dezembro de 2004. Minha mãe treinava com o meu treinador, o Heleno Fortes, foi quando ele me viu um dia correndo e me perguntou se eu tinha interesse em realmente treinar e mudar de vida. Ele falou que o caminho não seria fácil, que eu deveria ver se era isso mesmo que eu queria. Eu aceitei o desafio e comecei a treinar em Setembro de 2008.
Conte como é sua preparação física para garantir uma boa prova?
Hoje treino uma média de 120km à 130km por semana. Nas terças-feiras faço um treino de limiar, que é um treino contínuo intenso que normalmente varia de 8km até 14km, depende da fase de treinamento que eu estou. Nas quintas-feiras são os treinos de intensidade mais alta, como os intervalados ou fartlek. Normalmente são tiros de 400m, 1000m, 2000m até 3000m, também depende da fase em que estamos. Aos sábados, quando não tem competição no domingo, são os treinos longos, que variam de 21km à 24km. Nos demais dias são treinos de rodagem (corrida fácil) que variam de 14km à 16km.
Ano passado você participou das etapas do Rio de Janeiro e Brasília da Golden Four e conquistou a 4ª colocação em ambas as provas. Como foi ganhar a etapa Belo Horizonte este ano? Você esperava esse resultado?
No ano passado, eu estava começando a participar mais de provas de 21K não tinha a base e a maturidade que tenho hoje. No início deste ano, ainda fazendo base, o Heleno me disse que pelos treinos que eu estava fazendo eu iria ter bons resultados este ano, que eu precisava e preciso é ganhar mais confiança e acreditar em meu potencial. Somente assim poderei ser uma corredora que terá chances de algum dia correr provas internacionais e quem sabe enfrentar as africanas. Isso me deu muita confiança para a prova aqui em Belo Horizonte. Quando começou a prova, me senti bem e a cada km que passava eu conseguia crescer e terminei a prova em primeiro lugar e com meu melhor tempo que foi 01:16:14.
Você abriu vantagem de mais de 1 minuto em relação à segunda corredora. Em que momento da corrida você percebeu que a vitória estava garantida?
Consegui abrir uma vantagem de 1 minuto, mas até o km 14 estávamos juntas. Daí pra frente fui desenvolvendo a cada km. Lembrei muito dos meus treinos em que sempre fazemos os últimos 2km mais fortes. Isso com certeza me ajudou muito para essa prova, mas em nenhum momento achei que a prova estava ganha. Uma coisa que aprendi é que a prova só termina após você cruzar a linha de chegada.
Você fez alguma preparação específica para esta prova?
Na realidade, não faço preparação específica para meia maratona. O Heleno me falou que com a base boa que eu estava teria chance de correr num pace médio de 3’35” à 3’40” /km. Foi o que aconteceu, consegui sustentar 3’35” por km. Meu foco maior é melhorar meu nível técnico nos 5000m e 10000m. As provas de rua me ajudam a dar mais visibilidade e complementam meu orçamento mensal com as premiações que ganho.
Você tem sido tratada como a revelação do atletismo de mineiro? Como encara isso?
Hoje estou como uma das melhores atletas de fundo de Minas Gerais, e pela minha idade, 19 anos sou considerada revelação e promessa, mas a cada dia vejo que o futuro depende do presente e se eu quero estar em 2016 nas Olimpíada do Rio de Janeiro, terei de largar de ser promessa e virar realidade. Terei de treinar muito, dedicar 100% da minha vida ao atletismo e mesmo assim posso não alcançar meu sonho, mas sairei de consciência limpa de que fiz tudo que pude. Hoje tenho patrocínio do SESI/MG, da Asics, e tenho a HF Treinamento Esportivo, na qual meu treinador o Heleno Fortes é diretor e me orienta. Acho que tenho hoje total apoio, só lamento não ter uma boa pista de atletismo para treinar. Espero que a pista da UFMG fique pronta o mais rápido possível.
Como você vê o futuro, pretende viver profissionalmente do atletismo?
Sim, hoje o atletismo é minha vida. Vim de uma família pobre e humilde lá de São Luiz do Maranhão. Hoje tudo que tenho é graças ao atletismo. Pretendo terminar meus estudos e depois cursar Educação Física.
Lesões fazem parte de atletas de grande performance, você já teve lesões? Quais? E como fez para se recuperar?
Há dois anos tive canelite, era uma dor insuportável, que muitas vezes me impedia de treinar. Fazia fisioterapia todos os dias com o Cristiano Salgado, nosso fisioterapeuta. Fora isso, só tive dores musculares decorrente dos treinos fortes e competições.
Qual será sua próxima competição?
Venco a Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte, no último dia 03, e meu foco é o Troféu Brasil de Atletismo que será em disputado em São Paulo, no final deste mês. No Troféu Brasil, irei disputar as provas de 5000m e 10000m. Acho que agora estou preparada para encarar as grandes corredoras, desenvolver e adquirir mais experiência.
Deixe sua dica para um bom desempenho nas provas?
Dar continuidade sempre no treinamento, você não melhora ou se torna um grande atleta de um dia para outro. Não desistir nunca, mesmo quando tudo parece estar acabado. Antes ficava triste e chateada quando não ia bem nas provas. Hoje, no dia seguinte, já saio para treinar com mais força. Vi que a derrota faz parte da vida de qualquer atleta. Com certeza isso foi um grande diferencial para mim este ano.
Fonte: http://www.runningnews.com.br/2012/06/noticias/adriana-luz-a-revelacao-mineira/#.T-Tc9JGuX08

 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

sexta-feira, 8 de junho de 2012

quinta-feira, 7 de junho de 2012